Muitas pessoas sofrem com irritações na pele, principalmente após a depilação com lâminas, e por isso vamos falar sobre essas bolinhas vermelhas chamadas foliculite.
A Foliculite é um problema causado pela inflamação nos folículos capilares, que é a unidade de onde nascem os pelos e cabelos. Geralmente a foliculite aparece com maior frequência no rosto, virilha e couro cabeludo, mas também podem aparecer nos braços, costas e pernas.
A inflamação nos folículos pilosos se apresenta de uma forma muito similar a espinhas, e algumas pessoas chegam a confundir a foliculite com acne.

Você deve estar se perguntando, o que causa a foliculite? E a resposta é que a foliculite pode ter diversas causas, desde a fricção da pele com roupas muito justas, até uma infecção causada por bactérias, mas a principal delas é a depilação com lâminas ou de forma incorreta. Muitas vezes após a depilação alguns pelos, crescem no sentido contrário, se dobrando e crescendo por baixo da pele, e com isso produz a secreção inflamatória que possui aspecto de espinha.
Apesar de ser uma inflamação, a foliculite possui uma forma muito fácil de tratamento, que pode ser realizado dentro dos seus hábitos de higiene diários.
Vamos conferir algumas dicas para cuidar da sua pele e escapar dessas bolinhas!
Mantenha a pele sempre limpa
Já sabemos que o acúmulo de impurezas deixadas na pele pode causar inflamação nos folículos pilosos, e por isso é tão importante manter a pele limpa. No entanto é preciso saber quais produtos utilizar, não exagere em sabonetes ou antissépticos, para que não fique com a pele quebradiça e ressecada. A rotina de skincare deve ser o ponto de partida do seu dia. Lavar o rosto além de ajudar a acordar, também te ajuda a manter uma pele bonita.

Use água termal
Após a depilação, corte de cabelo com navalha, barbear, procedimentos estéticos, a pele tende a ficar mais irritada, e com isso traz a inflamação. Por isso é importante o uso de água termal, para aliviar essa sensação de irritabilidade, fazendo com que a pele fique mais fresca.
Esfoliação na pele
A esfoliação é uma grande aliada nos cuidados com a pele, e com a foliculite passa a ser fundamental, visto que, a esfoliação remove as células mortas e impurezas, e isso evita que haja a inflamação dos folículos.
Mas também devemos lembrar que a esfoliação deve ser feita sem exageros: duas ou três vezes na semana são o suficiente. E também deve ser feita com força e fricção moderadas, para que não agrida ou machuque a pele. Você pode fazer a esfoliação com um sabonete esfoliante em barra ou liquido, ou usar uma bucha vegetal.
Hidratação corporal
A hidratação corporal é de extrema importância para fortalecer a barreira de proteção da pele, você evita o efeito rebote da oleosidade, que ocorre após a retirada da gordura da região, e com isso deixa de acumular impurezas e, consequentemente, se livra da inflamação dos folículos.
Roupas mais leves
O uso de roupas apertadas e tecidos sintéticos também são causadores de pelos encravados e foliculite. Por isso, esqueça o aperto e sempre que possível dê preferência a looks mais confortáveis e de tecidos leves, como o algodão, especialmente nos dias mais quentes.

Evitar a umidade na pele
Quando a pele fica úmida, ela fica susceptível a desenvolver fungos. Depois do banho ou de lavar o rosto, seque sempre muito bem a pele com uma toalha, para evitar esse problema. Para o couro cabeludo também é muito importante essa secagem, evite ficar muito tempo com a toalha na cabeça, usar boné com cabelo molhado, e cremes que demoram para secar. Utilize secador de cabelo em uma temperatura média a fria, ou aproveite o dia e deixe secar com o sol ou vento.
Cuidado ao fazer a barba
É muito comum o surgimento de foliculite na região da barba e virilha,após a depilação ou barbear, por isso, é importante manter a região sempre limpa e ter bastante cuidado na hora de raspar os pelos. Procure sempre passar a lâmina no sentido do crescimento dos pelos. Uma boa alternativa pode ser os barbeadores elétricos ao invés da lâmina. Ou depilação com cera ou laser.
Essas foram as nossas dicas para que você possa ter ainda mais cuidados com a sua pele e evite algumas doenças como a foliculite. Se você gostou das dicas, aproveite para compartilhar o conhecimento.